quinta-feira, 5 de março de 2015

Introdução a profissão

Técnico em edificações

Técnico em edificações ( E também conhecido somente por edificações) é um curso de nível técnico no qual se obtém conhecimentos específicos para atuação na área de construção civil. No Brasil, o curso é oferecido em várias instituições de ensino, e com destaque para Instituto Federal e SENAI.

Acesso ao curso

Para acesso ao curso técnico em Edificações, o cidadão deverá estar cursando, no mínimo, segundo ano do Ensino Médio.

O profissional

Técnico em Edificações — como é chamado o profissional que conclui o curso — elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais, tais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos (AutoCAD e Sketchup).
Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. 
Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção
O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.

Mercado de trabalho

O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções que vão desde apontadores até ao gerenciamento de obras, seja em empresas públicas ou privadas. 
Nos últimos anos, o mercado do setor têm crescido consideravelmente, assim como os salários e a demanda por profissionais qualificados na área.

Salário médio Mensal

A média de salário do técnico em edificações está entre R$1.800,00 à R$2.300,00.

2 comentários:

  1. Olá
    Eu,
    LEONARDO SOARES, técnico em edificações com registro no CREA-PI.

    Tenho sido autuado pelo CREA por me responsabilizar por processos de topografia. Trabalho apenas com demarcações urbana, desdobro e nunca ultrapassei 1.000,00 m2 de área de um terreno.

    Estou precisando de leis, decreto, normas, algum fundamento preciso e seguro confirmando ou que me traga para dentro dos direitos de exercer a função.

    O próprio CREA auxiliava os técnico informando que podemos sim responsabilizarmos por processos de topografia.

    ResponderExcluir

  2. agora duas perguntas: se técnico pode fazer levantamento topográfico. porque o CREA não aceita que o mesmo faça a ART de desmembramento de de unificação das glebas?

    ResponderExcluir